Operação resgata aproximadamente 110 pessoas em situação de trabalho escravo moderno
No mês de janeiro de 2021 uma Operação de Resgate aconteceu em 23 estados do Brasil e cerca de 110 pessoas que estavam submetidas à situações análogas à trabalho escravo (escravidão moderna).
Essa operação contou com membros da Polícia Federal (PF), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU).
No dia 28/01/2021 (Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo) a Polícia Federal apresentou os números que apontaram que, apenas no estados de Goiás, foram resgatadas 24 pessoas que trabalhavam em uma plantação de laranja sendo que uma delas estava trabalhando há 15 anos em troca de moradia.
Também chama-se a atenção dentre as pessoas resgatadas dois adolescentes em Minas Gerais, três indígenas no estado de Mato Grosso do Sul. Em Pernambuco cinco pessoas que eram exploradas em um parque de diversões também foram destaques nessa operação, bem como outras onze num garimpo na fronteira entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte e duas pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul.
Segundo a Polícia Federal, essas pessoas serão indenizadas por uma soma de R$ 500 mil e que todas elas terão direito a três parcelas do seguro desemprego especial.
Em todo o ano passado, foram resgatadas 942 pessoas de situações análogas à de escravo em todo o Brasil, segundo dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia. O número é menor do que em 2019, quando houve 1.051 resgates e vem caindo desde 2018, quando houve 1.154 resgates.
Fonte: Agência Brasil
Por esses motivos e outros que o Instituto Viva Direitos empenha todas as forças junto com suas colaboradoras (es), voluntárias (os), parceiros institucionais e doadores (as), para que se faça chegar a todos (as) cidadãos (ãs) brasileiros (as) o conhecimento sobre seus direitos, deveres e garantias fundamentais assegurados pela Constituição Federal, com a visão de que serão exercidos de forma efetiva.
Confira aqui um pouco mais sobre a organização, sua missão e projetos.
Caso queira fazer uma doação ou mobilizar-se com Instituto Viva Direitos será muito bem-vinda (o). Acesse aqui nosso site.